Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista Scientia Plena Jovem?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Diretrizes para Autores
A revista Scientia Plena Jovem propõe que em suas publicações a linguagem do aluno possa ser empregada na descrição do trabalho cientÃfico, além de sua estrutura ser voltada para a leitura e estudo dos próprios alunos e profissionais de todas as áreas. Para tanto, sugere-se o uso do Discurso do Sujeito Coletivo para redigir o artigo.
Â
Discurso do Sujeito Coletivo
Â
O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é uma técnica para redação de único texto a partir de vários discursos de determinado grupo. O DSC consiste na reunião de expressões chaves, ideias centrais e ancoragem do grupo por um facilitador, que irá reunir e analisar os discursos redigindo uma sÃntese fiel do discurso do grupo.
Na presente proposta o DSC, será utilizado para que um grupo de até 15 alunos do ensino fundamental ou médio produza um artigo cientÃfico, orientado por um ou dois professores. O professor será o facilitador, analisando os diferentes discursos do grupo de alunos, reunindo as expressões chave e as ideias centrais num discurso sÃntese, ao analisar as ideias centrais contidas nos discursos dos alunos o professor identificará a teoria ou ideologia contida no discurso de seus alunos, o professor/facilitador deve ser o mais imparcial e fiel possÃvel ao discurso de seus alunos evitando interferências no DSC que será o texto do artigo, reunindo assim as ideias centrais e a ancoragem com fidelidade de sentido, e mantendo a linguagem da faixa etária do grupo.
Â
Â
PolÃtica Editorial
Â
A Ciência na Escola publica em português, com abstract em inglês incluÃdo em regime de fluxo contÃnuo. Os originais serão encaminhados ao editor-chefe que os distribuirá para os editores de área, os quais escolhem dois consultores ad-hoc para a avaliação. Após a avaliação as respostas serão encaminhadas aos autores indicando o interesse (ou não) da revista e as sugestões de alteração (caso necessárias) para sua publicação. A versão definitiva do autor (após encaminhada) será formatada, revisada, diagramada e ilustrada (caso seja necessário) de acordo com o formato da revista, podendo ser também adaptados gráficos para a forma de infográficos. Essa versão será encaminhada ao autor principal para que este dê a aprovação final para a publicação.
Â
Â
Â
Estrutura do artigo
Â
     Um ou dois professores escolherão uma turma de, no máximo, 15 alunos do ensino fundamental ou médio, com a qual irá trabalhar. Como a proposta da presente revista é a de levar o pensamento cientÃfico a crianças e jovens, o(s) professor(s) irá propor aos alunos que estes elaborem um artigo cientÃfico em grupo. O professor/facilitador primeiramente apresentará aos alunos temas e leituras de cunho cientÃfico. Familiarizados com os assuntos os alunos poderão escolher o tema do trabalho, o professor então os instruirá sobre como realizar um levantamento bibliográfico e identificar textos cientÃficos. Nas atividades seguintes os alunos irão definir seus objetivos e dar inicio a fundamentação teórica do trabalho, que irá compor a introdução do artigo. No desenvolvimento do trabalho é preferÃvel que o professor organize dinâmicas de grupo como debates, para que todo o processo seja realizado em equipe pelos alunos. Realizadas as atividades da pesquisa os alunos irão registrar de forma livre a sua produção cientÃfica. Ao final o professor irá reunir corrigir e enquadrar nas normas da revista, sendo fiel no sentido de manter no artigo a linguagem do aluno.
      Â
A Revista Scientia Plena Jovem aceita para publicação artigos, resenhas, material didático e relato de experiência. Não serão aceitos artigos escritos somente por alunos de outro nÃvel de ensino (graduação e pós graduação), com exceção da resenha, do material didático e do relato de experiência.
Â
1) Artigo cientifico
O manuscrito será submetido sem erros, no site da revista, em fonte Times New Roman, corpo do texto com tamanho 12, espaçamento 1,5, com margem de 3,5 cm e 2,5 cm, justificado, e redigido na primeira pessoa do plural. Os tÃtulos e subtÃtulos do manuscrito deverão estar em negrito, primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas, sem numeração, separados do parágrafo seguinte por um espaço. E as páginas com numeração no cabeçalho à direita, exceto a primeira página.Â
O conteúdo do manuscrito deverá ser organizado na seguinte sequência:
A primeira página deve conter:
O tÃtulo; O nome do(s) autor(es) em ordem alfabética de sobrenome seguido das iniciais, e o nome dos professores facilitadores (de acordo com a regra anterior), a instituição de vÃnculo e o e-mail do(s) professor(es). Vale lembrar que são 15 autores, no máximo. Resumo em português, de no máximo 800 caracteres. O resumo deve conter uma abordagem geral do tema, dos objetivos, de parte dos resultados e conclusões. Seguido de palavras-chave em português, que deverão ser no máximo 3. É preferÃvel que o resumo seja a última tarefa realizada pelo grupo. Abstract em inglês seguido de palavras-chave em inglês (que poderá ser feito pela equipe da revista quando necessário);
 As páginas seguintes devem conter:
Introdução - neste item os alunos irão apresentar o tema estudado, destacar a importância do tema, os objetivos do trabalho e as principais ideias/autores que serviram de base para o projeto. Sugere-se para a produção da introdução que o professor reúna a turma e lhe explique os padrões de um texto cientÃfico, e solicite que os alunos pesquisem em artigos cientÃficos e livros os temas de seu interesse. Materiais e métodos - os alunos devem listar os materiais a serem utilizados e descrever os métodos seguidos para alcançar seus resultados. Resultados e discussão - neste item os alunos farão uma sÃntese do que discutiram em grupo e dos resultados que foram alcançados. Tais resultados podem ser expressos oralmente, em textos, tabelas, desenhos ou gráficos. Para tanto o trabalho deverá ser desenvolvido em grupo, de preferência com o acompanhamento do professor em todas as etapas, sejam estas experimentais ou não, realizadas em sala ou em campo. No caso de expressão oral, sugere-se o uso de gravadores para que o professor possa mais tarde avaliar e reavaliar os discursos dos alunos; Considerações Finais - neste item os alunos irão finalizar o trabalho expondo suas considerações sobre o que foi desenvolvido e se os objetivos e resultados esperados foram alcançados; Agradecimentos - neste item a turma irá prestar alguma homenagem ou agradecimento a quem considerarem gratos, por de alguma forma ter contribuÃdo para seu êxito no desenvolvimento da pesquisa; Referências Bibliográficas – neste item os alunos irão listar todos os livros e artigos aos quais recorreram durante o desenvolvimento da pesquisa.
Recomendações finais
Os artigos devem ser realizados necessariamente por grupo de alunos com a participação de professor(es), não sendo aceitos trabalhos feitos apenas por professores ou apenas por alunos. Esses manuscritos devem possuir a linguagem do(s) aluno(os), sendo o professor apenas um facilitador que se utiliza do artifÃcio do Discurso do Sujeito Coletivo, obedecendo os critérios cientÃficos e as normas da metodologia cientÃfica. Lembrando também que os trabalhos deverão ser originais.
A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e ao escopo da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
Â
2) Estrutura da Resenha
As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços (texto completo). É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
Â
3) Estrutura do Material Didático
Na seção Material Didático os artigos não devem ultrapassar 20 mil caracteres com espaços. O texto tem estrutura diferenciada dos artigos convencionais, devendo ser apresentado na seguinte forma: TÃtulo; Resumo e Abstract – obedecendo as normas de formatação da revista; Introdução – breve abordagem do assunto, contendo somente as informações necessárias do conteúdo referente ao material; Descrição do Material – relação dos recursos e métodos necessários para produção do material proposto, deve vir ilustrada com desenhos e/ou fotografias; Aplicação do Material – regras (em caso de jogos) e sugestões para aplicação do material por outros professores; Referências Bibliográficas -  obedecendo-se as normas de formatação da revista; Anexos – quando houver necessidade de figuras para impressão como parte do material didático proposto.
Â
4) ESTRUTURA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA
Estudos que descrevam vivências individuais ou de grupos, relacionadas a descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Deve conter as estratégias de intervenções e ressaltar a sua eficácia e contribuição para a educação, assim como a análise de implicações conceituais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas: i) A Escola e a Sala de Aula; ii) A voz dos professores; e iii) A voz dos alunos.
O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar: TÃtulo; Resumo e Abstract – obedecendo as normas de formatação da revista; Introdução - apresentação do aporte teórico, problemática, objetivos e justificativa; Metodologia - materiais e métodos, descrição dos procedimentos e do contexto (espaço e tempo); Resultados da experiência - relata-se a experiência à luz de uma teoria ou de conceitos que possam fundamentar as observações sistematizadas. É interessante apresentar a avaliação da experiência, incluindo tanto os aspectos considerados positivos quanto os que forem considerados negativos, tendo em vista que ambos são igualmente importantes nos processos avaliativos. É importante destacar o valor dessa experiência para o campo educacional; Considerações Finais - sÃntese das conclusões mais relevantes. Referências - obedecendo-se as normas da ABNT; Apêndices - elemento opcional - “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal†(com base na ABNT); - Anexos - elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração†(com base na ABNT).
- Limitado a no mÃnimo 6 laudas e máximo de 10 laudas (incluindo resumos, tabelas, figuras, referências).
Â
Orientação para a formatação dos textos (Artigos, Resenhas, Material Didático e Relato de experiência)
1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, sem fontes ou atributos diferentes para tÃtulos e seções.
2. Utilizar letras maiúsculas em negrito para o tÃtulo principal; nos subtÃtulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.
3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.
4. Separar tÃtulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.
Â
Â
Â
Orientações para a aplicação das Normas da ABNT nas Referências Bibliográficas
1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÃRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/TÃtulo da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtÃtulo)/SubtÃtulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÃRGULA/Data de publicação/PONTO
Exemplo: APPLE, M.W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÃRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÃRGULA)/PONTO/TÃtulo do artigo/PONTO/TÃtulo do periódico (em itálico)/VÃRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÃRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÃRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÃRGULA/Número do periódico/VÃRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÃRGULA/Mês (abreviado)/Data de publicação/PONTO.
Exemplo: ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006.
3. Coletâneas: sobrenome do autor do capÃtulo (Maiúscula)/VÃRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/TÃtulo do capÃtulo/PONTO/Escrever “In:â€/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÃRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÃRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)â€/PONTO/TÃtulo da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtÃtulo)/SubtÃtulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÃRGULA/Data de publicação/PONTO.
Exemplo: ROMÃO, J. E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.
4. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÃRGULA/ Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/TÃtulo da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtÃtulo)/SubtÃtulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÃRGULA/Local da publicação/PONTO.
Exemplo: BARREIRA, L. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.
5. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÃRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/TÃtulo do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:â€/nome do evento(Maiúscula)/VÃRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÃRGULA/Data de publicação/VÃRGULA/Local de realização/PONTO/TÃtulo do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÃRGULA/PerÃodo de realização do evento/VÃRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.
Exemplo: MALDONADO FILHO, E. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.
6. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÃRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/TÃtulo/ PONTO/TÃtulo do Periódico (em itálico)/VÃRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/PONTO E VÃRGULA/Editora/VÃRGULA/Volume do periódico/VÃRGULA/Número do periódico/VÃRGULA/Data de publicação/PONTO/DisponÃvel em/DOIS PONTOS/endereço eletrônico (entre os sinais < >)/PONTO/acesso em/DOIS PONTOS/data da consulta/PONTO.
Exemplo: SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. DisponÃvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--24782009000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2011.
Â
Â
Recomendações finais
Â
           Os trabalhos devem ser realizados necessariamente por grupo de alunos com a participação de professor(es) , não sendo aceitos trabalhos feitos apenas por professores ou apenas por alunos. Esses manuscritos devem possuir a linguagem do(s) aluno(os) sendo o professor apenas um facilitador que se utiliza do artifÃcio do Discurso do Sujeito Coletivo, obedecendo os critérios cientÃficos e as normas da metodologia cientÃfica. Lembrando também que os trabalhos deverão ser originais.
      Â
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capÃtulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.