- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
Foco e Escopo
A Scientia Plena Jovem é um periódico cientÃfico dedicado à s publicações cientÃficas de alunos e professores do ensino fundamental e médio em todas as áreas da ciência.  O material publicado inclui trabalhos de pesquisa, com ou sem experimentação.
           O ambiente e a prática cientÃficos por tradição, sempre tiveram como público alvo o profissional graduado ou pós-graduado e alunos do ensino superior. A linguagem e a estrutura dos trabalhos seguem padrões que normalmente fogem do cotidiano de boa parte da população, o que tem contribuÃdo para certo distanciamento da ciência e da pesquisa cientÃfica fora das universidades. A ciência acaba por ser vista por muitos jovens e crianças como algo fora de seu alcance, e sua prática destinada apenas à queles tidos como muito inteligentes ou gênios.
A ideia da presente revista é a de transpor essa barreira entre a prática da ciência e a escola ao criar uma prática de método e de documentação cientÃfica para este público. A Scientia Plena Jovem é um espaço de publicação cientÃfica destinado ao público infanto-juvenil, para que estes possam incorporar na escola e no seu cotidiano a pesquisa cientÃfica e sua representação em forma de artigos cientÃficos. Corroborando para a educação cientÃfica na escola e numa melhor preparação de futuros pesquisadores e de cidadãos que compreendam melhor o universo da ciência.
A revista Scientia Plena Jovem propõe que em suas publicações a linguagem do aluno possa ser empregada na descrição do trabalho cientÃfico, além de sua estrutura ser voltada para a leitura e estudo dos próprios alunos e profissionais de todas as áreas. Para tanto, sugere-se o uso do Discurso do Sujeito Coletivo para redigir o artigo.
Â
Discurso do Sujeito Coletivo
Â
O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é uma técnica para redação de único texto a partir de vários discursos de determinado grupo. O DSC consiste na reunião de expressões chaves, ideias centrais e ancoragem do grupo por um facilitador, que irá reunir e analisar os discursos redigindo uma sÃntese fiel do discurso do grupo.
Na presente proposta o DSC, será utilizado para que um grupo de até 15 alunos do ensino fundamental ou médio produza um artigo cientÃfico, orientado por um ou dois professores. O professor será o facilitador, analisando os diferentes discursos do grupo de alunos, reunindo as expressões chave e as ideias centrais num discurso sÃntese, ao analisar as ideias centrais contidas nos discursos dos alunos o professor identificará a teoria ou ideologia contida no discurso de seus alunos, o professor/facilitador deve ser o mais imparcial e fiel possÃvel ao discurso de seus alunos evitando interferências no DSC que será o texto do artigo, reunindo assim as ideias centrais e a ancoragem com fidelidade de sentido, e mantendo a linguagem da faixa etária do grupo.
Políticas de Seção
Artigos CientÃficos
PolÃtica padrão de seção
![]() |
![]() |
![]() |
Material Didático
![]() |
![]() |
![]() |
Resenha
![]() |
![]() |
![]() |
Relatos de Experiência
Estudos que descrevam vivências individuais ou de grupos, relacionadas a descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Deve conter as estratégias de intervenções e ressaltar a sua eficácia e contribuição para a educação, assim como a análise de implicações conceituais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas: i) A Escola e a Sala de Aula; ii) A voz dos professores; e iii) A voz dos alunos.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Essa revista segue o padrão de avaliação pelos pares. A Scientia Plena Jovem mantém um banco de dados de referees que é utilizado para a a avaliação dos artigos submetidos pelos autores.Â
Em se tratando de um formato adaptado para alunos do ensino fundamental e médio, os artigos são escritos por alunos sob a facilitação de professores e seguem o padrão usual de trabalhos cientÃficos, exceto que existe uma preocupação adicional de preservação da linguagem utilizada pelos alunos segundo a sua faixa etária. Dessa forma os referees são preparados para essa realidade que procura transpor a barreira cientÃfica entre o ensino superior e o ensino fundamental e médio, procurando antecipar a prática de produção cientÃfica com todo o rigor necessário, mas adequado ao público jovem.
Periodicidade
A revista Scientia Plena Jovem é quadrimestral e deverá publicar 3 número por ano. Escepcionalmente esse periodicidade poderá ser alterada em função do fluxo de artigos submetidos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princÃpio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientÃfico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.